quarta-feira, 13 de julho de 2016

BARRA MANSA - IDEIAS PARA O FUTURO

Nossa cidade, grande e com imensuráveis possibilidades!
A princesa maltratada do Vale do Paraíba,
Querida e luminosa que de longe brilhou e seu brilho tal que atraiu tanta gente para trabalhar e residir em seus vales, meus bisavós do Leste e do Norte, com eles vieram, quão grande era a tua fama, e quão grande o teu nome?
Já foi um dos maiores produtores de CAFÉ do Brasil, na época do Império, e após o declínio do café (1ª Fase Econômica, Agricultura), se reergueu, em suas fazendas desoladas, nova economia socorreu, a sua 2ª Fase Econômica - Pecuária, foi o maior produtor de Leite do Brasil na década de 1930, e simultâneo a isso vieram as grandes indústrias, a partir do memorável ano de 1937 - Nestlé, SBM e Barbará, e após isso a CSN, Dupont e muitas outras - 3ª Fase Ecônomica - Indústria.
Tu que caiu três vezes, duas se levantou e se reergueu, princesa, mimosa e soberba, são poucos os meus versos, são poucas as minhas pesquisas sobre tua história, sobre suas perspectivas e sobre suas potencialidades, se levantará uma terceira vez, e a QUARTA FASE ECONÔMICA VIRÁ, a tecnologia de ponta, uma cidade que emanará conhecimento e ciências. UM DIA, TEU BRASÃO TERÁ ESSE SIMBOLO, junto aos outros três - Agricultura - Pecuária - Indústria - Tecnologia. E dos povos das cidades da região, aquelas gentes quando longe dirão, "eu moro em Volta Redonda, eu moro em Resende, Rio Claro..." e "onde é?" perguntarão! E a resposta, virá então, PERTO DE BARRA MANSA, A GRANDE CIDADE!

MARCELL CASTRO

O terceiro quartel do brasão, representa as três fases
econômicas que Barra Mansa já passou -
AGRICULTURA, PECUÁRIA  e INDÚSTRIA
Simbolizando a TECNOLOGIA


Nenhum comentário:

Postar um comentário